quinta-feira, 30 de abril de 2009

Conhecer e pensar o mundo... é uma tarefa que pode e deve estar ao alcance de todos!

As causas são simples: o comportamento desenfreado do ser humano pelo lucro e pelo consumismo faz com que nossos hábitos afetam o meio ambiente de diversas formas. A forma mais recorrente e, que tem estado bastante em pauta, até mesmo nas discussões e mesas internacionais, é acerca das emissões de gás carbônico. A atmosfera simplesmente não dá conta de reter tamanha quantidade de poluentes. Retém calor e isso causa desequilíbrios ambientais graves como por exemplo, o aumento do nível dos mares, o derretimento de geleiras, entre outros.

Outro problema decorrente deste primeiro é que, com isso, também é afetada a biodiversidade. Então, de maneira simples e resumida, temos espécies em extinção. Por que isso é grave? Bem, porque afeta no ciclo de vida de outras espécies (cadeia alimentar). Ainda em relação ao nosso mau comportamento e hábitos, temos outro exemplo quanto ao desflorestamento, que também emite CO2.

Em linhas gerais, pensemos que isso tudo nos é prejudicial porque a qualidade de vida, a esperança de vida e qualidade do ar são piores – esses dados dizem respeito a fatores econômicos e portanto, há sim interesses comuns entre economia e meio ambiente.




O aquecimento global antes representava um fenômeno incerto e pouco discutido. Ao longo dos anos, essa questão tem ganhado importância e foram estabelecidos alguns acordos para tentar dominar a situação que se apresentava. Esses tratados, no entanto, não parecem ser suficientes se não houver, paralelamente, um trabalho de educação e conscientização das pessoas.

O aquecimento global chega num nível, hoje, que é difícil de identificar ao certo qual é sua principal causa. Mas os efeitos e maus causados são nítidos.

Hoje não a dúvida quanto à relevância de se discutir e conhecer o tema. Estão todos no mesmo barco. Já não é mais necessário questionar-se sobre se haverá uma mudança neste sentido. Todos estão convencidos de que esta é nossa única alternativa de sobrevivência. ..





Cuide do que é nosso...


Nossa conscientização e mudança de hábitos é fundamental para salvarmos nosso planeta. Reduzirmos as emissões de poluentes que provocam o aquecimento da Terra, reciclarmos o lixo que pode ser reaproveitado, economizar água, preservar reservas florestais do nosso país e a biodiversidade da nossa natureza (rios e bichos), o uso consciente dos recursos naturais... está ao nosso alcance!
E O INTERESSE É TODO NOSSO!

Ouça o comentário do jornalista Arnaldo Jabor, para o Jornal da Globo:

Por, Lisa ELKAIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário