
Neste ano, será comemorado o ano da França no Brasil, uma oportunidade única para manifestações da cultura francesa e aproximação entre os dois países.
No Brasil, o site do Ministério da Cultura tem divulgado quais atrações estarão na programação do evento. Promover a língua francesa, hábitos culinários, inserir debates politicos e assuntos relacionados à criação artistica, moda, perfumaria, etc, são alguns dos temas abordados.
No entanto hoje, chamou atenção nos jornais brasileiros, um dado divulgado pelo Consulado Geral da França em São Paulo : O número de brasileiros barrados no aeroporto de Paris cresceu este ano.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, 275 brasileiros foram impedidos de entrar na França e 115 foram deportados, o que representa um aumento de 55 e 25% respectivamente, em relação ao primeiro bimestre do ano passado.
A explicação dada pelas autoridades francesas é que o brasileiro não chega ao país munido de todos os documentos necessários.
Haveria um medo de que o brasileiro se instalasse na França por um período maior do que o permitido, ilegalmente.
Convenhamos, a França já tem problemas demais acerca de imigrantes ilegais oriundos, principalmente da África do norte (países que foram colônia). É um problema de âmbito social e econômico que a França tem tentado combater. Há razoes históricas que explicam esse fluxo migratório, no entanto, não entraremos nesse mérito. Deixemos que excelentíssimo Sarkozy resolva os conflitos do seu governo.
Asim, não precisa inventar novos conflitos. Pelo contrário, em tempos de "ano da França no Brasil", deveria-se pensar em aproximações (estratégicas).
Segundo ponto. Em tempos de crise financeira global, o Brasil foi mencionado pela revista francesa LEXPRESS (edição de 15 de janeiro 2009), como "herói" e "gigante da América Latina". O titulo da reportagem fala por si: Le Brésil, blindé contre la crise" (Brasil, blindado contra a crise).
O que levaria, portanto, brasileiros a procurarem condições melhores de vida num país europeu?
Terceiro e ultimo ponto. Os franceses são conhecidos mundialmente pelo mau humor. Mas em aeroportos, sobretudo quando há vista grossa de acordo com a cor do passaporte... como se explica a não ser pela xenofobia e preconceito?
Para fazer perguntas, analisar documentos e/ou abrir malas, as autoridades devem levar o passageiro a uma sala. Como são selecionadas as pessoas que entrarão nesta sala?
Como explicar que em média, 5 brasileiros voltam todos os dias, em apenas um mês?
Com esses números, o ano da França no Brasil com certeza será lembrado por muitos.
Leia o artigo publicado para Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u553871.shtml
Conheça a revista LEXPRESS: http://www.lexpress.fr/
Lisa ELKAIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário